top of page
Buscar

Castanheira - Grande mãe na Floresta

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Escolhi essa planta poderosa para abrir uma série de publicações compartilhando mais informações sobre algumas plantas e sobre os Florais da Amazônia, nesse caso começando pelas Grandes árvores.


Foto da árvore de um dos momentos na estrada no caminho de Porto velho para Ji-Paraná no período quando fui dar um curso para o pessoal da ACUDA em Rondônia, e não resiste a uma pausa para contemplar a natureza voltando de uma cerimônia espiritualista de um dia de folga.
Contemplando na estrada de Ji-Paraná à porto Velho - RO

Inicio trazendo um registro na estrada Porto velho à Ji-Paraná no período quando fui dar um curso para o pessoal da ACUDA (Associação Cultural e de Desenvolvimento do apenado e Egresso) em Rondônia voltando de uma cerimônia espiritualista de um momento de folga, não resisti a uma pausa para contemplar a exuberância da natureza de uma grande árvore como essa. Quando pensamos em saúde sistêmica nos inspiramos na natureza, e quando falamos de Florais da Amazônia penso que a contemplação é o início desse estudo.

Castanha, também conhecida como castanha-do-pará
Castanha

A Castanheira é uma das espécies mais altas da Amazônia há registros de exemplares com mais de 50 m. As castanheiras dependem de um ambiente intocado para sua reprodução. Seu fruto leva tempo para amadurecer, é mais ou menos do tamanho de um coco, com casca dura, onde abriga suas sementes as apreciadas castanhas. A Castanheira é considerada vulnerável pelo Ministério do Meio Ambiente na lista nacional oficial de espécies da flora ameaçada de extinção.


Na imagem, o registro de uma castanha no lanche durante a imersão de estudos dos Florais da Amazônia que moradores da Comunidade do Céu do Mapiá - inseridos na Floresta Nacional de Purus - ofertaram para nós, possibilitando experienciar o sabor nativo da castanha.


Na vivência na mata Virgem durante essa imersão na Amazônia houve uma grande conexão com as Grandes árvores que são como antenas dadivosas de grande sabedoria que fazem conexão da base com o alto e favorecem uma síntese interna profunda em nosso ser, frente a elas me rendi, ajoelhei e chorei de alegria de compartilhar o mesmo campo com seres da natureza que tem tanto a nos ensinarem.


Flor da Castanheira

Mensagem da Castanheira

"Habito na alta copa da mãe floresta e dela manifesto a fecundidade e a força nutriz. Sou mãe geradora, sou berço aconchegante. Sou uma fonte de abundante manancial, que jorra suaves e reconfortantes lembranças limpando os caminhos de retorno das amarguras e cicatrizes. Eu represento a responsabilidade do reencontro, do retorno à casa materna, da segurança perene, da conclusão do ciclo da vida. Sou o princípio e o fim, em mim se geram novos frutos, novos rumos."



Eu sou o alimento que nutre a estrutura do fruto novo.


O Floral de Castanheira atua fortemente a nutrição em vários aspectos, reconecta com a ancestralidade proporcionando muita segurança e sustentando as potencialidades do ser. Atua nos ciclos da vida e favorece a gestação de ideias e de processos, seja de um projeto ou de um novo ser. É um reencontro consigo mesmo para a gestação de um fruto novo.


Veja mais informações sobre o floral no site www.floraisdaamazonia.com.br




Logo trans

Gabi Picolo

Educação, Saúde e Consciência com amorosidade

bottom of page