Buscar

Eucalipto e a Enantiodromia


Anotação de rodapé na aula - quando as ervas surgem

Há alguns dias atrás em uma aula da MBI UFSCAR entrei em contato com a palavra Enantiodromia, não conhecia o conceito, mas logo me veio o Eucalipto a mente. É as plantas "aparecem" para mim em todos os lugares, sim eu "falo com elas e elas falam comigo", às vezes só destrincho as associações um tempo depois ou em sonhos, no caso do Eucalipto eu anotei e depois dividi com os alunos do curso de ervas e agora deixo registrado aqui também.

Enantiodromia é um termo que começou a ser esboçado pelo filósofo Heráclito para o conceito de que uma grande força em uma direção gera uma força no sentido oposto. “ir para o contrário”. O psicólogo Carl Jung aprofundou o conceito aplicado ao inconsciente, onde o oposto negado, emerge se impondo à atitude da consciência.

Olhando pela dinâmica energética esse movimento pendular é natural a energia tende a fluir para o outro polo buscando o equilíbrio.

Sem me alongar muito no conceito que não é de minha expertise, você me pergunta:


- Ok Gabi e onde entra o Eucalipto nessa conversa?

Eucalyptus globulus

Antes de falar sobre o insight relembremos que o Eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) é uma erva medicinal utilizada tradicionalmente, tem propriedades antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante, antiparasitária, antitussígena, antioxidante, antialérgica. É muito conhecida principalmente pela utilização de suas folhas em afecções das vias aéreas superiores e inferiores com aplicações para alívio da tosse e desentupimento das vias respiratórias associada a resfriados gripes e etc.


Fábio L. Stern traz entre suas simbologias históricas que aborígenes australianos a consideravam um dos primeiros curandeiros do planeta considerada por vezes a árvore do cidadão acreditando que seu aroma estimula a compreensão de posicionamentos e motivações de outras pessoas.


No aspecto sutil, uma das leituras é que ele tenha forte atuação como ponte das experiências do passado para a renovação e inovação, ele equilibra os extremos, medo e coragem, simpatia e antipatia, acredito que por ser um equilibrador de forças extremas, tenha surgido na aula aquele dia como um grande sábio, facilitador desses processos, fica a reflexão.

#eucalipto #enantiodromia #insiht #plantasmedicinais


Referência: Stern, Fábio L. Aspectos Sutis, Simbólicos e Sagrados das plantas medicinais – 1.ed. – Curitiba: Apris, 2013, 365p.

Naturopata Gabriela Picolo

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • whatsapp-todesdrohungen_34808c42-296x300
  • telegram