top of page
Buscar

Estrela-da-Anunciação – Tempos de bonança?

Semana passada tive flores novas surpreendendo meu jardim. Eu tenho em casa além do meu minhocário - que produz húmus com parte dos restos orgânicos da cozinha - um vaso meio “abandonado” onde coloco resto de ervas de chás e de banhos de ervas que utilizo e vive germinando umas mudinhas aleatórias nele, já tem um tempo que vi que apareceram umas folhas de uma planta que tenho num vaso próximo a ele, e semana passada surgiu essa flor linda e perfumosa surpreendendo meu jardim. Eu acredito que ganhei de alguém, mas é uma das poucas por aqui que não me lembro a origem, fiquei tão encantada com sua presença que fui buscar mais informações.

Consultando amigos biólogos da época da faculdade e também alguns grupos de identificação de plantas, chegamos à conclusão de ser um espécime do gênero botânico Eucharis pertencente à família das Amaryllidaceae, que engloba atualmente 19 espécies com híbridos naturais que estão distribuídos em toda a América Central e do Sul. São em sua maioria terrestres, próprias de clima tropical, bem adaptadas para condições de baixa luminosidade, possuem bulbos subterrâneos e inflorescências de coloração branca. O uso tradicional de espécies é vasto, muitas são cultivadas como ornamentais, sendo empregadas também na medicina tradicional por populações tradicionais e indígenas. No Brasil, são relatadas a ocorrência de 3 espécies deste gênero botânico, distribuídas no estado do Acre e Amazônia.

Semana passada tive flores novas surpreendendo meu jardim..
Estrela-da-anunciação

A flor em questão muito provavelmente é Eucharis amazônica Linden ex Planch utilizada tradicionalmente em tratamento de rugas, como regenerador celular, tratamento de úlceras, tratamento de manchas faciais, tratamento de acne, com propriedades anti-inflamatória, ação emética e antitumoral. Ou Eucharis grandiflora Planch. & Linden utilizada em tratamento de ataques do coração erupções cutâneas, combate a picadas de mosquitos, combate mordidas de cobra tendo propriedades hipotensiva e anti-inflamatória. Deve-se salientar que as espécies possuem elevada toxicidade, e quando utilizados de forma inadequada poderão gerar efeitos adversos Referência.

Entre seus nomes populares é conhecida como Lírio do Amazonas, estrela-d'alva, Estrela-de-belém e Estrela-da-anunciação. Dizem entre populares que quando a floração vem, tem que passar a mão nos botões das flores e fazer um pedido. Observando suas flores alvas, seu perfume suave e seu surgimento da união de todos os descartes de minha conexão com a natureza emergindo das sombras, só posso vislumbrar a anunciação de tempos de paz e bonança, que assim seja.


Para agendar uma consulta de naturopatia entre em contato.



Logo trans

Gabi Picolo

Educação, Saúde e Consciência com amorosidade

bottom of page