Buscar

O micélio é a mãe de todos nós


Cogumelo juba de leão

O cogumelo da imagem é o Hericium erinaceus, conhecido popularmente por Juba de leão, Cogumelo Pom pom, Cogumelo Cabeça de urso, Cogumelo de ouriço barbudo, Hou tou gū (chinês), Yamabushitake (japonês) entre outros.


Esse é mais um dos cogumelos que têm sido utilizados na medicina popular tradicional e na culinária medicinal. É caracterizada por seus longos espinhos esbranquiçados e aparência de barba, seu corpo carnudo cresce em uma forma semiesférica, mudando gradualmente para uma cor marrom-amarelada com o tempo. Desprovido de clorofila, o cogumelo é um saprófito, ou seja, se alimentam absorvendo substâncias orgânicas de matéria orgânica em decomposição, porém pode parasitar algumas árvores eventualmente.


Nativo do sudeste da Ásia, Europa e América do Norte, seu nome em japonês (Yamabushi) significa 'aqueles que dormem nas montanhas', em referência aos monges Shugendo que usam mantos brancos esvoaçantes. Em outros lugares assim como por aqui no Brasil os nomes populares geralmente são associados à sua aparência e semelhanças, é até que se parece com uma Juba de leão, só que bem branquinha.


A mim esse cogumelo lembra a Priscila, personagem apresentadora da TV colosso (Jovens que não conhecem consultem o Google :D) ou então aquela raça de cão, Komondor, que possui pelos que parecem vários dreadlocks branquinhos, veja se é só a minha mente que achou isso?

Cão da raça Komondor
Priscila - TV Colosso










Cogumelo Juba de leão

Bem, mas vamos ao que interessa, conhecer um pouco mais sobre esse cogumelo lindão e fofo.


Esse cogumelo é amplamente consumido em países asiáticos (China, Índia, Japão e Coréia), quando comido jovem sua textura se parece como o de frutos do mar. Acredita-se que ele tenha várias potencialidades para promoção da saúde, incluindo propriedades antiinflamatórias, hipolipidêmicas, antioxidantes e estimulantes do sistema imunológico. De acordo com um texto da medicina tradicional chinesa, o cogumelo crina do leão é capaz de "fortalecer o baço, nutrir o estômago e tranquilizar a mente" conceitos ligados ao entendimento desse campo de conhecimento.


Os estudos científicos relacionados a seus efeitos medicinais, assim como outros cogumelos medicinais, são mais recentes, tem se identificado que eles podem possuir efeitos neuroprotetores, sugerindo benefícios em doenças neurodegenerativas, bem como no tratamento de lesões nervosas. Entre suas potencialidades tem sido reconhecido como um nootrópico, os “smart drugs”, ou drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio. Possui grande variedade de substâncias que promovem o aumento de neurotransmissores no cérebro, demonstrando indícios de benefício em casos de depressão, Alzheimer e ansiedade, e também em casos de úlceras gástricas, pancreatite, doença de Crohn, osteoporose, hemorroidas, incluindo cancros intestinais, pancreáticos e do estômago. Seu uso associado a tratamentos quimioterápicos tem demonstrado indícios de reduzir os efeitos colaterais e proporcionar melhora no quadro do paciente com relação a náuseas e o cansaço.


Para quem não caminhava por essas bandas de conhecimentos dos cogumelos medicinais o Juba de leão ficou recentemente mais em evidência após aparecer no filme 'Fungos Fantásticos' (Tem atualmente na Netflix e eu recomendo que assistam).


Paul Stamets, micologista americano, especialista e defensor apaixonado de cogumelos, entre diversas contribuições, fez seu estudo e criou um sistema próprio de microdosagem que ele acredita ser a chave para melhorar a função cognitiva e combater a doença neurodegenerativa. O 'protocolo' consiste em 3 componentes: Extrato de cogumelo de Juba de leão + Psilocibina (composto psicoativo de cogumelos mágicos) + Niacina (vitamina B3).


Deixo aqui essa portinha de curiosidade de assistir o filme, pesquisar um pouco sobre os questionamentos que emergiram dessa leitura, e um fio de prosa para outro momento.


Quem acompanha de perto os cogumelos sabem do baita potencial deles, e com um pouquinho de atenção e contemplação é impossível não se apaixonar.


Nas palavras de Paul Stament:


O micélio é a mãe de todos nós.


Dê uma olhada em algumas das fontes que bebi para essa escrita:

· https://pt.wholecelium.com/articles/psychedelic-culture/lions-mane-mushroom/

· https://fantasticfungi.com/

· https://www.drugs.com/npp/lion-s-mane-mushroom.html

· https://www.healthwisdom.shop/products/hericium-erinaceus-lions-mane-mushroom-yamabushitake-hou-tou-gu

· Vozes do meu coração com presença.

Imagens:

· http://www.mushroomexpert.com/hericium_erinaceus.html

https://www.petvale.com.br/cachorros/racas-caninas/komondor/

· https://timehealth.co.uk/lions-mane-a-mycological-marvel/


Com carinho,

Gabi Picolo


#fitoterapia #medicinatradicional #cogumelosmedicinais #Fungos #MTC #jubadeleao

Posts recentes

Ver tudo

Atendendo a pedidos das redes sociais compartilharei a seguir a chave da virada de como aconteceu a entrada da naturopatia na minha vida. Em 2014 aos meus 30 anos eu tive um diagnóstico de câncer de m

Logo trans

Naturopata - Gabi Picolo

Saúde e Consciência com amorosidade