top of page
Buscar

Cavalinha, erva antiga e sábia


Hoje vim compartilhar um pouco sobre essa planta, que esta por aqui na Terra há mais de 300 milhões de anos, a Cavalinha (Equisetum hyemale L.) conhecida em algumas regiões também como milho-de-cobra, cauda-de-cavalo entre outros.


É uma planta extraordinária e versátil, muito rica em silício e diversos minerais. É de grande relevância nos cuidados das plantas com manejo de agricultura de base ecológica. Pode ser usada para o controle de doenças fúngicas e bacteriológicas, controle de insetos nocivos e ainda como fonte de nutriente.


Planta que faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). Possui propriedades adstringentes, diuréticas, remineralizantes, cicatrizantes e com amplas aplicações medicinais, capaz de amenizar inchaços, é amplamente difundida como diurética, além de diversas outras utilizações, entretanto, recomenda-se muita cautela com a ingestão de chás e infusões preparadas com esta planta, é contraindicada para grávidas e lactantes e pessoas em uso de diuréticos e antiarrítmicos. Sua ingestão crônica pode diminuir níveis da vitamina B1 e o efeito diurético pode causar a perda de potássio entre diversos efeitos adversos.


Como inúmeras outras ervas, a Cavalinha também possui outras utilizações tradicionais. Segundo Fabio L. Stern no folclore europeu acreditava-se que flautas feitas com seus caules ocos poderiam conjurar cobras ao músico que as tocasse. A Cavalinha possui grande ligação com os cavalos, trazendo simbolicamente a relação à fertilidade, surgindo-se o costume de enfeitar o quarto dos casais. No aspecto sutil traz ainda a representação de força vital, e uma importante lição entre sombra e luz é uma planta que nos prepara à nossa própria apoptose, fazendo a ponte entre nossos aspectos sombrios e nossos aspectos mais luminosos. No uso litúrgico de religiões de matriz africana associada a Oxumarê, Xangô e Yemanjá também.


Erva antiga e sábia convivendo e nos ensinando pacientemente nessa era planetária.

Para quem quer utilizar as ervas para cuidar da saúde de forma mais natural, agende uma consulta de naturopatia para uma avaliação integrativa e orientação de uso das plantas de forma adequada no seu autocuidado.


Logo trans

Gabi Picolo

Educação, Saúde e Consciência com amorosidade

bottom of page