top of page
Buscar

Arruda e o poder pessoal


Na semana me chamou a atenção em meu jardim o florescer da Arruda (Ruta graveolens L.), fiquei por alguns minutos contemplando sua beleza e aproveitei para fazer um registro. Também conhecida como arruda-fedorenta, ruta-de-cheiro-forte, arruda-doméstica e arruda-dos-jardins, é uma espécie perene pertencente à família Rutaceae, nativa da região Mediterrânea e sudoeste da Ásia, subarbusto de folhagem densa que atinge até 1,5 m de altura e possui um odor característico, amado por uns e odiado por outros.


Ela tem uso amplamente difundido, na medicina popular tradicionalmente é utilizada para ausência de menstruação, para combater, piolhos, sarna, e também vermes intestinais. É também usada como cicatrizante com aplicação sobre as feridas e como repelente.


A arruda tem um potencial terapêutico muito grande, mas seu uso possui muito riscos, pode ser perigosa em doses elevadas, podendo causar bradicardia, falência renal aguda, hipercalemia, coagulopatia e o aborto. Devido a sua alta toxidade é uma planta que não recomendo o uso no atendimento terapêutico.


O principal uso da Arruda está relacionado principalmente a questões culturais e à aspectos mais sutis, sagrados e simbólicos, é uma espécie tida como uma planta mágica.

Desde a Grécia antiga, ela era usada para tratar diversas enfermidades, mas seu ponto forte era mesmo contra as forças do mal. Gregos acreditavam que ela neutralizava poções malignas e maus negócios. Também era pendurada nas portas ou utilizadas em sachês para proteção das famílias europeias. Em diversas culturas ramos são utilizados atrás da orelha para evitar o mau olhado. Para caboclos brasileiros há a crença de que melhora a visão, algo também observado entre os egípcios antigos. Embora na idade média tenha sido usada para aspergir água benta em missas solenes contraditoriamente uma mulher segurando um ramo era tida como bruxa.

No aspecto sutil é uma erva quente, com predominância do elemento fogo, é uma planta que fortalece a identidade e nos ensina sobre nossa natureza mágica. Ela proporciona uma purificação profunda, estimula a autoestima, a independência e a criatividade. Suas flores são uma lição sobre nosso poder pessoal, tão pequeninas e cativantes, nos indicam o domínio da alma sobre a personalidade, ajuda a perceber que o poder humano anda atrelado ao poder do espírito.


Para agendar uma consulta de naturopatia entre em contato.


Acesse os cursos disponíveis no site.



Logo trans

Gabi Picolo

Educação, Saúde e Consciência com amorosidade

bottom of page