top of page
Buscar

Alecrim - Energizador e iluminador de consciência e pensar

Há uns tempos atrás divulguei nas redes sociais um vídeo sobre o Alecrim que é um spoiler de parte do conteúdo do curso de ervas on-line (veja os links ao final do texto), hoje venho escrever um pouco sobre ele.


Pensar sobre ervas apenas com nomes populares traz um risco de confusão entre as plantas, pois mudam de acordo com a região, é importante adicionar sempre que possível o nome científico que é uma nomenclatura oficial de identificação. Assim para nos sintonizarmos, a conversa de hoje é sobre o Rosmarinus officinalis L.


O Alecrim é um subarbusto que pode alcançar até 2 metros de altura, nativo do Mediterrâneo, gosta de locais ensolarados e atmosfera marítima. Tem uma linda florada que se destaca com coloração que varia entre violácea, lilás a azul e esbranquiçada e pode ser propagado por estacas de 10 a 15 cm, destacadas manualmente dos ramos.


É um vegetal que a humanidade tem se relacionado há muito tempo e assim vem carregado de crenças e simbolismos. Na Idade média era comum o uso nos funerais não só por ser muito aromatizada diminuindo o cheiro de putrefação mas por acreditar-se que suaviza e acalmava a dor da perda. Carrega historicamente na tradição ser ponte entre o material e o divino, e também ser estimulante do amor e símbolo do poder feminino.


Essa erva traz na sua medicina a atuação como tônica da circulação sanguínea e do sistema nervoso, antisséptica e antioxidante, imunoestimulante, antisséptica tópica, cicatrizante, expectorante, mucolítica e anti-inflamatória das vias aéreas, entre outras. Sendo contraindicado principalmente para hipertensos, diabéticos, epilépticos, grávidas, crianças e portadores de glaucoma.


É uma planta medicinal muito versátil e aromática, muito apreciada também na aromaterapia.


Nos aspectos sutis é um coringa energético, com atuação equilibradora, rejuvenescente, iluminadora, e proporciona foco e enraizamento de ideias e ações. Ele desperta a consciência, estimula a memória, a criatividade, auxilia em situações de medo, traz ânimo e disposição para momentos de tristeza, apatia e letargias.

Nada mais especial do que ir até seu quintal e poder pegar um raminho dele e sentir seu aroma fresco para estudar e trazer mais clareza mental e disposição num dia onde os pensamentos se esvaem.



Aviso:

NATURAL NÃO É LIVRE DE RISCOS. As substâncias contidas nas ervas podem interagir com medicamentos eliminando assim sua eficácia terapêutica ou induzindo toxicidade. O uso de preparações com ervas sem conhecimento podem sobrecarregar ainda mais as funções vitais do corpo, expondo a pessoa a um aumento da morbidade e condições de risco de vida. Consulte sempre um profissional.


Para agendar uma consulta entre em contato.



Acesse os cursos disponíveis



Logo trans

Gabi Picolo

Educação, Saúde e Consciência com amorosidade

bottom of page