Fitoterapia - Herbalismo

A palavra fitoterapia é derivada do grego phitos, que significa plantas, e terapia, que quer dizer tratamento. A fitoterapia é o recurso de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais. É uma das mais antigas práticas terapêuticas usadas pelo Homem. A fitoterapia hoje tem sido cada vez mais usada e reconhecida nos meios médicos e científicos, sobretudo devido a produtos com ação terapêutica comprovada cientificamente.

 

A Naturopatia não tem sua atuação focada em doenças e sim no indivíduo com um olhar integrado, respeitando os princípios básicos que o regem, utiliza-se das plantas medicinais de forma mais abrangente englobando o universo das ervas como um todo, associando aspectos farmacológicos e medicinais a outros conhecimentos sobre as ervas a serem utilizadas como: a forma vegetal, ecológica e seus ciclos na natureza, cultivo, formas de colheita, conservação, atuação energética e vibracional também. Sendo assim a utilização das plantas medicinais pelo naturopata se aproxima mais ao conceito conhecido como herbalismo que traz uma visão de uso e estudo mais ampla e integrativa do potencial das ervas medicinais. 

Lembrando que não é por ser natural que é livre de riscos a saúde. O uso de ervas deve ser feito com conhecimento e parcimônia, ressaltamos a importância da consulta com uma anamnese detalhada do interagente consultante junto ao naturopata, que também pode atuar de forma multidisciplinar junto à outros profissionais como médicos, farmacêuticos entre outros que atuem nos cuidados em saúde.

Naturopata Gabriela Picolo

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • whatsapp-todesdrohungen_34808c42-296x300
  • telegram